Pesquisar
Close this search box.
Sabia Disso
SABIA DISSO

Encontrando Alegria em Meio á Bagunça: Dicas Para Manter a Calma Enquanto Organiza a Casa

Sabe aqueles momentos em que você se sente em um alto nível de estresse? E quando esses momentos estão encenados por um ambiente bagunçado tudo fica mais intenso. com as demandas do dia a dia é muito fácil mas pais e pais se sentirem sobrecarregados, contudo é possível manter a serenidade mesmo vendo a casa toda bagunçada. Nesta leitura você aprenderá dicas eficazes para aliviar e facilitar seu dia a dia.

A casa estará sujeita a bagunça enquanto tiver criança habitando ali, só não podemos fazer com que a bagunça nos faça negligenciar nossa tão sagrada tarefa de educar. Educar é amar e ser amável. Uma mãe que sabe amar e é amável fala mais em favor da educação e formação de um bom caráter do que todas as palavras que existem.

1. haverá bagunça

 Sim, a primeira dica para começar a te aliviar é você saber que enquanto tem criança em casa haverá bagunça. A bagunça é algo normal e faz parte da vida de todas as pessoas. Uma casa impecável e sem nenhuma bagunça muitas vezes não é realista. As casas com pouca bagunça são aquelas que provavelmente moram um idoso ou um casal de adultos sem crianças. Essas pessoas sentem falta da bagunça que tinha na casa.

2. Tenha ajuda e prioridade

  No momento da arrumação delegue algumas tarefas simples e menores  aos filhos. Crie neles a consciência de que é necessário arrumar o que a gente bagunça. Defina as tarefas por prioridade Faça uma lista das tarefas que não podem esperar  e concentre-se em realizar uma de cada vez, assim você não vai se sobrecarregar. Mantenha o foco.

3. Ser calma e uma escolha

Respire fundo, e tenha atenção. Quando estamos estressados nossa respiração fica prejudicada. Separar alguns minutos para respirar fundo, isso alivia o estresse. Reflita no objetivo que você alcançará, nas coisas boas que tem a sua volta seja grata.

4. Pratique o bom humor e positividade

Ter  atitude positiva pode fazer toda a diferença em como você irá lidar com a bagunça da casa. Não se concentre no que está errado, procure ver o lado positivo, pratique o bom humor, seja alegre. Um riso verdadeiro e intenso é um bom remédio. Pode mudar todo o dia, transformando um momento chato em pura alegria, procure ver o lado engraçado das coisas, com leveza que só o bom humor pode te proporcionar.

5. O poder da união

Arrume a casa em família, divida as responsabilidades. Aproveite esse momento e mostre aos filhos a importância de arrumar, de organizar, de limpar a casa. Além de ensinar sobre trabalho em equipe. A união da família é algo que fortalecerá o desenvolvimento emocional das crianças.  Cultivar o hábito de dia ou outro realizar a limpeza da casa em família estreita os laços entre todos os membros da família.

6. VAlorize as pequenas conquistas

 Valorizar cada conquista seja ela de qualquer tamanho. Ao delegar as tarefas para a família, faça com alegria cada tarefa e se alegre ao ver cada uma sendo realizada. Cada tarefa concluída é motivo para se alegrar e comemorar. Aprecie e reconheça o trabalho, o esforço e o resultado . Tire um momento específico e fale sobre como foi bom ter todos ajudando na organização da casa, e mostre a importância da organização.

7. Você não dará conta de tudo mesmo

Enfim,  lembre sempre que você é humano e que é normal sentir-se sobrecarregado de vez em quando. Não caia no erro de se cobrar demais e não espere a perfeição. Aceite que haverá dias em que a bagunça pode ser mais intensa do que outros, se submeta a aprender e esteja disposto a se adaptar às circunstâncias.

Por fim, conseguir manter a calma em meio à bagunça da casa necessita paciência, gratidão, bom humor e uma atitude positiva. Entenda a situação, defina as prioridades e mantenha uma mente tranquila, certamente você será mais feliz!

Por: Suelen Rigote Barros Gonçalves https://www.instagram.com/suelendadica/

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.